sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Mesmo com tabu de 6 anos, retrospecto é equilibrado

Em lados opostos na tabela, Atlético-GO e Vila Nova se enfrentam neste sábado, às 16h10, no Estádio Serra Dourada, pela 26ª rodada da Série B.

Enquanto o Vila Nova, 13º colocado, luta para fugir do rebaixamento, o rubro-negro goiano é o 3º colocado e um dos candidatos ao acesso à Série A.

Retrospecto equilibrado

Há seis anos o colorado não vence o adversário em jogos oficiais. A última vitória foi por 1 a 0 em 2003 com um gol de Joel. Neste período foram doze jogos disputados com seis vitórias do rubro-negro e seis empates.

Mesmo assim, o retrospecto entre os dois clubes é equilibrado. Em 258 jogos, o Vila Nova venceu 86 vezes e o Atlético-GO tem 83 vitórias, sendo que os dois clubes empataram 89 vezes. Mas a superioridade no número de gols marcados é do Atlético com 358 gols, contra 295 do Vila.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Vanderlei pode ganhar nova chance no ataque do Tigre

Próximo da zona de rebaixamento, o Vila Nova, que não vence há dois jogos, desde a chegada do técnico Arthurzinho, enfrenta o Duque de Caxias neste sábado, no Serra Dourada, às 16h10min. No primeiro turno, o Tigre venceu o adversário fora de casa por 2 a 1.

No último treinamento visando o confronto, o treinador colorado surpreendeu ao escalar o atacante Vanderlei ao lado de Alex Dias na dupla de frente. Vanderlei chegou a ser titular no início da Série B, mas, questionado pela torcida deixou o time e não figurava sequer no banco de reservas.

O atacante marcou dois gols na Série B, um na vitória sobre o Duque de Caxias, no dia 30 de maio e outro na vitória contra o São Caetano, no dia 6 de junho, pela 5ª rodada. O jogador não marca um gol há mais de 3 meses.

Rafinha e Higo aumentam a lista de dispensas do Vila Nova

O volante Rafinha, de 23 anos e o zagueiro Higo foram dispensados pela diretoria do Tigre na tarde desta quinta-feira, 10. A informação foi apurada pelo repórter Juliano Moreira, da Rádio 730.

Rafinha chegou ao Vila Nova no mês de abril, contratado junto ao Iguaçu-PR, por indicação do treinador Gilson Kleina, que comandava a equipe. Sob o comando de Gilson, o atleta chegou a atuar em alguns jogos como titular, mas não se manteve no time e não faz parte dos planos de Arthurzinho para a sequencia da Série B.

Já o zagueiro Higo, de 27 nos, foi revelado nas categorias de base do Tigre, mas muitas contusões impediram que o jogador pudesse se firmar no time. Higo disputou esse ano a divisão de acesso do campeonato Goiano pela Goiânia, mas não chegou a se classificar para a fase final da competição. Somente em 2009 foram 72 jogadores contratados pelo Vila Nova. Mesmo com as dispensas, o elenco ainda conta com 37 jogadores.

Sem 6 titulares, Atlético-GO chega em SP para enfrentar a Ponte Preta

A equipe do Atlético-GO, que, atualmente, ocupa a terceira colocação do Campeonato Brasileiro da Série B, já está em Campinas/SP, onde vai enfrentar a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. Para a partida - válida pela 23ª rodada da competição -, o técnico rubro-negro, Mauro Fernandes, terá seis desfalques.

Além do atacante André Leonel – contundido -, Jairo (zagueiro), Pituca, Agenor (volantes), Elias (meio-campo) e Marcão (atacante) receberam o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Vasco da Gama, sábado passado (5), e não poderão jogar.

Time escalado

Apesar dos desfalques, o técnico Mauro Fernandes saiu de Goiânia com o time escalado. Oficialmente, contra a Ponte Preta, os atletas que vão à campo são: Márcio; Rafael Cruz, Gilson, Antônio Carlos e Chiquinho; Leandro Carvalho, Fábio Gomes, Róbston e Weslei; Juninho e Brasão.

Novidades no banco

A exemplo do que aconteceu com o zagueiro Gil – que chegou no Atlético-GO sem badalações e acabou sendo vendido ao Cruzeiro -, o volante Renato Xavier, 23 anos, contratado junto ao Inhumas, está ganhando espaço e comporá o banco de reservas. O atleta tem atuado bem nos trinamentos.

Além dele, Lindomar, Anaílson e Boka também são opções para o decorrer da partida. Boka, aliás, foi o artilheiro da divisão de acesso do Campeonato Goiano, com 11 gols em oito jogos.

domingo, 6 de setembro de 2009

Reforço do Vila Nova, Kayke já foi pretendido por europeus

Nessa segunda-feira (7), o Vila Nova deve apresentar, oficialmente, o mais novo atacante contratado para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro, Kayke (21). A julgar pelos tempos de Flamengo, o jovem centro avante deve ajudar melhorar a situação do colorado que, até a 22ª rodada da competição, tem o segundo pior ataque, 20 gols anotados. Isso porque, em 2007, ano em que o atleta se destacou nas categorias de base da Gávea, recebeu elogios de pessoas ligadas ao Barcelona e Milan.

Na ocasião, Kayke disputava o Mundial sub-19 da Malásia pelos cariocas e foi vice-artilheiro do torneio, com cinco gols. Jornais da época davam como certa a ida do atacante para clubes europeus.

O fato que acabou não se concretizando, já que, além de ter atuado pelo Flamengo (2007-2008 e 2009), ele só teve passagens por Brasiliense (2008) e Macaé (2009). Atleta também era elogiado pela imprensa local (foto).

Goiás não vence Coritiba e se afasta do líder

Dentro de casa, o Goiás desperdiçou a chance de vencer o Coritiba e se manter perto do líder Palmeiras. O time adversário, que está próximo da zona de rebaixamento, veio à Goiânia desfalcado de quatro de seus principais jogadores, Carlinhos Paraíba, Marcelinho Paraíba, Pedro Ken e o zagueiro Pereira não atuaram.

O técnico do Coritiba, Ney Franco, montou um time fechado na defesa e nos contra-ataques a equipe saiu com velocidade e conseguiu marcar seus gols. Já o time goiano foi apático durante quase todo o jogo e teve que amargar um resultado ruim no Serra Dourada.

Time sonolento

O Goiás começou mal a partida e não conseguia encaixar as jogadas para fugir da forte marcação do time paranaense. O Coritiba aproveitava as desantenções do time goiano para sair em velocidade. Aos 18 minutos do primeiro tempo o atacante Ariel recebeu na área, girou bonito em cima da zaga goiana e bateu cruzado, abrindo o placar.

Depois do gol sofrido, a equipe esmeraldina começou a se impor e atacar o Coritiba. Aos 25 minutos, o atacante Felipe cobrou falta no canto esquerdo do goleiro Edson Bastos, marcando um golaço. No final do primeiro tempo, o time goiano conseguiu virar o jogo. Aos 45 minutos, Leo Lima, que tinha aparecido pouco no jogo, recebeu na área, gingou em cima da defesa do Coritiba e bateu forte no canto esquerdo do goleiro Edson Bastos colocando o Goiás à frente no placar.

Mudanças

O Goiás voltou para o segundo tempo sem alterações e a atuação do time continuou ruim. O lateral Vitor e o meio-campo Léo Lima, pouco apareciam no jogo e as jogadas ofensivas ficavam restritas ao ala Julio César, na esquerda. Aos 12 minutos, o técnico Helio dos Anjos efetuou a primeira alteração no time. O garoto Douglas entrou no lugar de Vitor, que saiu vaiado pela torcida.

Aos 27 minutos Hélio fez outra mudança. O volante Ramalho saiu para a entrada de Everton. As alterações não surtiram efeito e o Coritiba partiu com confiança para cima do Goiás. Aos 31 minutos, Ariel chegou a marcar para o Coritiba depois de cruzamento de Bruno Batata, mas o árbitro assinalou impedimento do jogador. Aos 39, Hélio dos Anjos colocou mais um volante no time. Fernando entrou no lugar de Léo Lima.

Um minuto depois, o Coritiba conseguiu chegar ao empate. Harlei saiu mal do gol e não conseguiu afastar um cruzamento. A bola sobrou para Ariel que mandou de bicicleta para as redes. Antes do final da partida, aos 46 minutos, Fernando ainda foi expulso de campo, sete minutos depois de entrar. Com o empate, o Goiás continua no G-4, na quarta posição, mas agora está a 5 pontos do líder, Palmeiras.

Local: Estádio Serra Dourada, Goiânia (GO)
Data: 6 de setembro de 2009, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Paulo Henrique G. Bezerra (SC)
Assistentes: Alcides Zawaski Pazetto e Kleber Lucio Gil (ambos de SC)

Cartões amarelos: Iarley, Ramalho, Amaral e Ernando (Goiás); Demerson, Jeci e Jaílton (Coritiba)
Cartão vermelho: Fernando (Goiás)

GOLS: GOIÁS: Felipe, aos 23 minutos e Léo Lima, aos 45 minutos do primeiro tempo
CORITIBA: Ariel, aos 18 minutos do primeiro tempo e aos 40 minutos do segundo tempo

GOIÁS: Harlei; Ernando, Leandro Eusébio e Valmir Lucas; Vítor (Douglas), Ramalho (Éverton), Amaral, Léo Lima (Fernando) e Júlio César; Iarley e Felipe
Técnico: Hélio dos Anjos

CORITIBA: Edson Bastos; Jeci, Demerson (Marcio Gabriel) e Dirceu; Jailton (Bruno Fressato), Rodrigo Heffner, Leandro Donizete, Thiago Gentil e Renatinho; Marcos Aurélio (Leozinho) e Ariel
Técnico: Ney Franco

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Atlético tem desfalques para pegar Vasco, mas zagueiro pode estrear

O volante Leandro Carvalho foi absolvido no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD pela expulsão no jogo contra o Ceará, no Estádio Castelão, pela 16ª rodada da Série B. 
Mesmo tendo sido absolvido da expulsão, Leandro Carvalho não poderá enfrentar o Vasco, no próximo sábado, pois recebeu o terceiro cartão amarelo no empate contra o Bragantino, na última rodada.

Estréia

O zagueiro Jairo sentiu uma contusão nos treinamentos e Antônio Carlos, (foto) contratado recentemente junto ao Atlético-PR poderá fazer sua estréia neste sábado. A diretoria do Atlético-GO se reuniu com  a Polícia Militar e conseguiu a liberação da entrada de bandeiras e sinalizadores para apartida deste sábado.

Retorno
Se Leandro Carvalho estará fora do jogo contra o Vasco, por suspensão automática, quem retorna ao time e fica à disposição para o duelo contra os cariocas é o zagueiro Leandro Amaro, que não atuou no jogo contra o Bragantino, devido o acumulo do terceiro cartão amarelo.

Vila busca recuperação fora de casa

Neste sábado às 16h10min, o Vila Nova, que vem de derrota para o Ipatinga, entra em campo para enfrentar o São Caetano no Anacleto Campanella, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. No primeiro turno o Vila Nova conseguiu sua primeira vitória justamente contra O São Caetano, na terceira rodada com um gol marcado por Vanderlei.

Suspensão

O técnico do adversário do Vila Nova não poderá acompanhar o time do banco de reservas. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) suspendeu o técnico do São Caetano Antônio Carlos Zago, por 120 dias por invadir o campo na partida do time contra o Brasiliense.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já divulgou o trio de arbitragem para a partida. Charles Hebert Cavalcante Ferreira (AL) apita o jogo, auxiliado por Carlos Jorge Titara da Rocha (AL) e Pedro Jorge Santos de Araújo (AL).

Retorno

O volante Leandro, revelado pelo Vila Nova, que não teve chances de atuar com o técnico Vagner Benazzi e acabou sendo dispensado, pode voltar ao colorado nos próximos dias.

Zagueiros do Goiás são absolvidos no STJD

Leandro Euzébio e Gomes foram julgados pela Terceira Comissão Disciplinar do STJD e receberam o aval para serem relacionados para a próxima partida do Goiás, diante do Coritiba, no domingo, às 16h, no estádio Serra Dourada.
Os dois zagueiros foram denunciados pela Procuradoria do STJD com base no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê como pena a suspensão de um a três jogos. Leandro Euzébio foi apenado com um, já Gomes foi absolvido. Os dois jogadores já haviam cumprido automática na vitória contra o Santos e poderão entrar em campo nesse domingo para enfrentar o Coritiba.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Coritiba pode ter até cinco desfalques contra o Goiás

Marcelinho Paraíba e Pedro Ken estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. O técnico Ney Franco ainda poderá perder mais três jogadores: o zagueiro Pereira,os volantes Leandro Donizete e Rodrigo Pontes,que serão julgados pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O zagueiro Pereira e o volante Leandro Donizete vão ser julgados por terem sido expulsos na vitória do coxa sobre o Palmeiras, por terem realizado jogo violento na partida. Já o volante Rodrigo Pontes foi expulso na partida contra o Santo André por ter impedido a reposição de bola da equipe adversária.

Para que o treinador do Coritiba possa contar com os outros três atletas possam atuar na partida contra o alviverde goiano. É que no julgamento do STJD, o trio do coxa seja punido com apenas uma partida de suspensão e assim eles poderiam enfrentar o Goiás no próximo domingo as quatro da tarde no Estádio Serra Dourada, pela 23° rodada da competição.

Atlético-GO acerta com Fernando Gaúcho, ex-atacante do Guarani

O vice-líder da série B pode anunciar nas próximas horas a contratação do atacante Fernando Gaúcho, que estava no Guarani-SP. O diretor de futebol do Atlético, Adson Batista, não confirma a negociação, mas em entrevista a 730,o jogador disse que “está tudo certo”. Durante a entrevista, ele ainda revelou sua satisfação em vestir a camisa rubro-negra. ”Estou muito satisfeito, o Atlético é um clube que está crescendo muito no cenário nacional”.

Fernando Gaúcho rescindiu contrato com o Bugre e deve embarcar para Goiânia ainda na noite de hoje. Aos 29 anos, Fernando da Silva Jaques é natural de Porto Alegre e já passou pelo Caxias, Grêmio, Ituano, Gama, Paraná, Noroeste entre outros.

Ficha Técnica:

Nome completo Fernando da Silva Jaques
Data de nascimento 12.01.1980 
Natural de Porto Alegre-RS
Altura 1m75
Peso 75,8 kg
Posição Atacante


Clubes 
1998-1999: Caxias-RS
2000: Grêmio-RS
2001-2002: Ituano-SP
2002: Gama-DF
2003: Ituano-SP
2003-2004: Paços Ferreira - Portugal
2004-2005: Ituano-SP
2005: Paraná Clube-PR
2006: Ituano-SP
2006: Comercial-SP
2006-2007: Noroeste-SP
2007-27/07/2008: ADAP-PR
28/07/2008: Guarani-SP